Vivemos tempos em que a gestão de crises, mais do que nunca, ganhou força nas empresas.
Isso porque a pandemia do Coronavírus continua causando problemas e prejuízos nas corporações em todo o mundo.
Nenhuma empresa, por mais que estivesse preparada para momentos difíceis, conseguiria prever uma situação como a que vivemos, provocada por um vírus que parou todo o mundo.
Segundo dados da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, foram fechadas no Brasil no ano de 2020 mais de 75 mil lojas.
Repentinamente o mundo mudou, trazendo novas situações ao mercado, tais como:
- isolamento social,
- falta de matéria-prima,
- empresas falindo,
- mudanças nos hábitos e costumes,
- crise financeira.
Nesse post vamos tratar da gestão de crises, um método importante que precisa ser avaliado e utilizado quando um empreendimento passa por momentos difíceis. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que é gestão de crises?
Gestão de crises é uma atividade cujo objetivo é proteger uma organização diante de problemas que coloquem a operação em risco e desenvolver medidas para o enfrentamento da situação a nível de urgência.
São diversos os problemas que podem abalar a trajetória de uma empresa, como, por exemplo:
- falta de capital,
- problemas econômicos,
- má reputação da marca,
- acidentes,
- fatores externos.
Desenvolver um planejamento alternativo para os casos de crise é uma maneira de garantir a manutenção da empresa e buscar alternativas para a sua recuperação financeira.
Como desenvolver uma gestão de crises?
Muitos empreendedores, em momentos de crises, acabam tomando decisões precipitadas que acabam agravando a situação da empresa.
Com o objetivo de aliviar os problemas e providenciar a recuperação dos negócios, muitas vezes, algumas ações equivocadas são estabelecidas, como:
- demissão de colaboradores,
- cessão dos pagamentos dos impostos,
- compra de mercadorias em quantidades desnecessárias para garantir os estoques,
- aumento dos preços.
Essas medidas podem ser nocivas aos negócios, quando deveriam ser previamente avaliadas em conjunto com especialistas da área.
Nesse momento, contar com o apoio de um escritório de contabilidade que efetivamente possa contribuir com informações e dados, é fundamental para qualquer organização, afinal, esse parceiro pode apresentar opções e caminhos a serem considerados.
Ainda que você não tenha apoio nesse sentido, você pode fazer uma gestão de crises, para isso, deve:
Avaliar criteriosamente os números da empresa
Solicite a sua contabilidade uma análise dos números da sua empresa, com relação às seguintes áreas:
- recursos humanos,
- compra de produtos,
- estoques,
- impostos,
- vendas e faturamento,
- fluxo de caixa.
Com essas informações, é possível desenvolver cenários para a tomada de decisão, considerando a opinião dos profissionais de contabilidade que poderão ajudá-lo com as análises.
Buscar alternativas tributárias
Um estudo a respeito do regime tributário de sua empresa e de uma possível mudança pode ser benéfico para sua organização.
Além disso, avalie os benefícios concedidos pelo Governo, auxiliando o fluxo de caixa da empresa.
Sua contabilidade poderá apresentar as possibilidades existentes com relação aos tributos a serem recolhidos a nível federal, estadual e municipal, avaliando:
- isenções,
- redução de taxas,
- incentivos fiscais,
- prorrogações de vencimentos.
Analisar as possibilidades e desenvolver um plano para a gestão de crises é fundamental para as empresas em momentos como o que estamos atravessando.
Muitos empreendedores não sabem o que fazer e não se beneficiam das leis e recursos que estão disponíveis por falta de conhecimento a esse respeito.
Além disso, infelizmente, não consideram os dados e a realidade contábil do negócio para a tomada de decisão, o que acaba trazendo transtornos futuros e problemas que poderiam ser evitados.
Contar com o apoio contábil é um passo imprescindível para o sucesso da operação e nos momentos de crise passa a ser uma necessidade.
Agora que você já sabe o que é gestão de crises, contate a Analise.Pro e tenha detalhes junto a especialistas que podem fazer toda a diferença nesses períodos de dificuldades!