Um profissional contábil é capacitado para analisar pontos de melhorias na sua empresa ou setor, promover soluções e ainda deixar tudo em ordem nas obrigações tributárias. Tudo isso unindo seus conhecimentos ao do empreendedor de forma contínua, conseguindo alcançar bons resultados.
O mercado exige um diferencial competitivo para ser relevante na vida dos consumidores, para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre os termos da rotina de trabalho docontador, seus procedimentos e afazeres, para juntos alcançarem melhores resultados e uma gestão mais eficiente.
Nesse sentido, listamos 5 termos contábeis que ajudarão você a melhorar sua maneira de gestão empresarial. Boa leitura!
1 – Balanço patrimonial
Este é um dos termos contábeis que trará uma ampla visão da movimentação financeira do seu negócio. Nele, estarão todos os bens adquiridos, obrigações tributárias, informes de pagamentos e se sua marca fez o uso de alguma lei de incentivo fiscal.
Por meio destas é possível visualizar a evolução obtida durante o período escolhido de análise. Isso facilita a criação de um planejamento estratégico e traz mais segurança para a vida do empresário.
2 – Demonstração de resultado do exercício
Também conhecida pela sigla DRE, nesta há uma série de informações relacionadas aos lucros e perdas resultantes de todos os custos, despesas e receitas que foram geradas na empresa. Ela é obrigatória, assim como o balanço patrimonial, e é de extrema relevância para os stakeholders.
Neste documento estão os dados dos serviços que a companhia dispõe, abatimentos, impostos e o quantitativo das vendas que foram feitas apresentadas em valor bruto. Ele antecede a declaração de imposto de renda e, se bem usada, pode trazer mais rentabilidade nas atividades comerciais dos vendedores que fazem parte do seu time.
3 – Custo fixo
Corresponde ao total dos gastos imutáveis do seu empreendimento: conta de água, luz, telefone, internet, aluguel (caso sua empresa não tenha uma sede própria), os salários dos seus funcionários, entre outros.
Ou seja, todos os recursos e materiais que permitem que sua marca realize diariamente suas atividades.
4 – Custo variável
São aqueles custos que apresentam variações em seus gastos devido ao número necessário para atingir uma demanda que foi estabelecida. Logo, é preciso adquirir novos materiais, insumos e descontar na folha de pagamento as horas extras feitas pelos seus colaboradores.
5 – Fluxo de caixa
Trazendo uma previsão em relação a todas as entradas e saídas da rotina financeira, o fluxo de caixa é o documento que dispõe de informações relacionadas a compras de matéria-prima, contas obrigatórias da empresa, entrada de capital e os informes sobre o pagamento dos salários dos colaboradores, que fazem parte de todos os departamentos da sua marca.
Além dos citados acima, os termos “ativo” e “passivo” também são importantes de saber. O primeiro caracteriza-se por todas as vantagens financeiras que uma empresa tem: contas a receber, tributos de renda fixa, aluguéis de imóveis que são de sua propriedade, máquinas, equipamentos e demais meios que trarão um retorno financeiro a longo prazo
O segundo é totalmente o oposto: dívidas, contas a pagar, obrigações físicas e jurídicas que a empresa precisa prestar e conservar na regularização da sua situação enquanto prestadora de serviços.
A contabilidade é extremamente importante para qualquer negócio
É essencial que o empreendedor esteja atento a todos os termos e mantenha uma boa análise financeira. Afinal, é preciso se prevenir e passar uma imagem de confiança para seus clientes.
Independentemente do seu cargo, a contabilidade é de extrema importância para o futuro do seu negócio. Ter um profissional da área ajuda no comprometimento de tarefas em que ele já conhece e já sabe como proceder em todas elas.
Fonte: Jornal Contábil e Contabeis