O planejamento tributário faz uma grande diferença na gestão estratégica e operacional de uma empresa, independentemente do segmento e porte.
Conhecer as diversas opções existentes em termos de regime tributário, gerir com precisão a área fiscal e manter um cronograma de obrigações organizado pode modificar completamente os resultados de uma empresa.
O Brasil é conhecido por possuir uma das mais elevadas cargas tributárias do mundo, uma vez que a estimativa é de que 35% do PIB do país consiste em impostos e encargos, que são recolhidos pelos Governos:
- Federal,
- Estadual,
- Municipal.
Isso significa que de cada R$ 100,00 produzidos, R$ 35,00 tenham que ser direcionados aos tributos cobrados pelas 3 esferas governamentais.
Neste post apresentamos o planejamento tributário, sua importância para o controle e melhora dos resultados obtidos pelo seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é planejamento tributário?
No Brasil, o planejamento tributário é indispensável, pois consiste em desenvolver estudos e ações que possibilitem a um empreendimento administrar todas as obrigações fiscais que possui junto ao governo.
O objetivo diante dessas avaliações é encontrar a melhor forma de cumprir com suas obrigações, atendendo à legislação e diminuindo a carga tributária incidente sobre a operação.
Essa medida permite que uma empresa cumpra as leis, mas diminua os valores dos impostos recolhidos quando opta pelo regime tributário que traz maiores benefícios ao seu negócio.
A opção pelo regime tributário
O Brasil possibilita que uma empresa possa escolher, respeitando as exigências legais e exceções, a forma que gostaria de prestar contas das suas obrigações tributárias à fiscalização.
Em nosso país, uma empresa geralmente faz parte dos seguintes regimes tributários:
- Simples Nacional,
- Lucro Presumido,
- Lucro Real.
A definição do regime tributário depende de algumas características e situações que a empresa precisa se enquadrar, como faturamento, segmento de negócio na qual atua, além de outras condições que precisam ser atendidas.
No entanto, uma empresa que poderia estar enquadrada no Simples Nacional pagará muito mais impostos se optar pelo regime do Lucro Presumido inadequadamente.
Empresas que sabem gerir suas contas podem obter grandes benefícios se optarem pelo Lucro Real, e não pelo Presumido.
O Lucro Presumido também traz benefícios para casos específicos, que precisam ser avaliados.
Vantagens em desenvolver um planejamento tributário
Somente através do planejamento tributário é que sua empresa pode avaliar qual o melhor regime a ser escolhido para o cumprimento das obrigações tributárias.
No entanto, existem ainda outras vantagens que, somadas à diminuição da carga tributária, são fundamentais para qualquer organização, tais como:
Impostos indevidos
Muitos empreendedores não sabem, mas pagam impostos desnecessários e indevidos em função de não estarem atentos à legislação e não desenvolverem o planejamento tributário.
Conformidade com a legislação
O planejamento tributário cria o cronograma das obrigações fiscais e organiza os pagamentos dos tributos, evitando problemas com o fisco, multas e problemas que, em alguns casos, podem inviabilizar a operação.
Redução da burocracia
A partir de um plano bem definido e métodos estabelecidos, a burocracia nos processos de tributação passam a ser controláveis, uma vez que todos os documentos, declarações, pagamentos e demais necessidades fazem parte de um planejamento previamente estabelecido.
Isso evita erros, problemas, multas e desgastes junto à fiscalização.
Se sua empresa ainda não fez uma avaliação a esse respeito, é hora de pensar sobre essa hipótese, pois pode estar deixando passar oportunidades de diminuir a carga tributária, além de correr riscos desnecessários.
Para desenvolver um planejamento tributário de qualidade, conte com a Analise.Pro, uma empresa especializada no assunto que pode contribuir para adequar o seu negócio às realidades impostas pela legislação e apresentar alternativas interessantes ao seu empreendimento.