A carga fiscal e tributária de uma empresa pode representar um labirinto fácil de se perder. Por isso, é fundamental que o empreendedor saiba o que é e por que fazer uma revisão fiscal da maneira correta. A partir dessas informações, será possível traçar a estratégia que o ajude na gestão do seu negócio.
Mas o que é a revisão fiscal?
Essa prática consiste em um exame completo das atividades da sua empresa, de forma a averiguar toda a situação fiscal. Ela permite que erros sejam diagnosticados e, consequentemente, corrigidos. É praticamente um check-up rotineiro.
A ferramenta garante o alinhamento da carga tributária, realizando estudos aprofundados e considerando as modificações quanto à legislação – que são muitas ao longo dos anos.
Como essa revisão é feita?
Para que a revisão fiscal possa ser realizada, é preciso, em primeiro lugar, definir os responsáveis. Ela pode ser feita pelo contador interno ou, como é mais comum, por uma empresa especializada. Assim, há maior praticidade e agilidade na execução de tarefas.
Na sequência, é preciso começar fazendo uma análise de todos os impostos que são pagos atualmente. Há uma análise de alíquotas, bem como de como ocorre a incidência dos valores.
Isso serve para analisar se as regras vigentes estão sendo cumpridas e se elas não permitem a recuperação de créditos, por exemplo. A depreciação de alguns ativos, inclusive, favorece o retorno de certos valores tributários.
Quais outros benefícios dessa prática?
A realização desta revisão é totalmente eletiva, mas ela traz diversas vantagens. A primeira delas é a recuperação tributária por meio da identificação dos créditos. A partir disso, a empresa pode solicitar ao Fisco o abatimento de futuros descontos, por exemplo.
Isso diminui as despesas fixas do empreendimento, o que contribui para uma mudança na competitividade – tanto os preços podem ficar menores como os investimentos aumentam. Assim, dá para se destacar em relação aos demais negócios.
Além de tudo, há uma melhoria quanto à regularidade de atuação. A empresa consegue identificar o que está fazendo de errado e corrigir antes que sofra com autuações e sanções, em geral. Isso não apenas diminui os custos como, principalmente, ajuda a gerar um aumento da confiabilidade e da reputação.
Para completar, essa é uma ação que amplia a visibilidade a respeito do pagamento de impostos, o que contribui para uma gestão facilitada. Graças à revisão fiscal, o negócio se torna mais competitivo e consegue diminuir, ainda que parcialmente, a quitação de tributos.
Por que contar com a nossa empresa?
No momento de optar pela revisão fiscal, saiba que você e a sua empresa podem contar conosco! Entre em contato e aproveite para descobrir como o nosso time de especialistas pode te ajudar!
Não perca a oportunidade de seguir as nossasredes sociaise acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos.