Descubra os principais problemas fiscais de uma empresa e como evitá-los

Quando surgem problemas fiscais na sua empresa, significa que seu negócio não paga os impostos como deveria. Isso ocorre quando não há uma contabilidade adequada.

No entanto, com o apoio certo, é possível driblar essas dificuldades. Além de tudo, vale a pena se manter por dentro dessas situações para entender como elas aparecem no cotidiano.

Descubra abaixo quais são essas situações e como evitá-las.

Escolha errada do regime de tributação

O regime de tributação envolve regras para o pagamento de impostos, os valores cobrados e as formas de apuração. Nesse sentido, ele influencia em como os impostos incidem sobre o seu negócio.

O problema ocorre quando ele é definido da maneira incorreta. O Simples Nacional, por exemplo, é ótimo para pagar 8 impostos em uma só guia, mas não está disponível para todos os tipos de empresa e pode ser menos interessante que o lucro real para alguns.

Ao escolher do jeito errado, sua empresa pode pagar mais impostos do que deveria.

Falta de organização dos dados

Você já teve dificuldades para encontrar uma nota fiscal, aquele comprovante de pagamento ou um livro caixa? Saiba que isso é fruto da desorganização de dados — um dos principais problemas fiscais das pequenas empresas.

Atraso no pagamento de impostos

Dependendo do regime tributário escolhido e das condições específicas, cada imposto tem um prazo de pagamento. Algumas declarações devem ser feitas trimestralmente, enquanto outros pagamentos são mensais.

Entre os problemas fiscais está a confusão sobre esses prazos. Sabe quando você se esquece de que um imposto era até o dia 20 ou que já era para ter enviado uma declaração? É disso que se trata!

Falta de adequação às mudanças da legislação

Para se atualizar e abordar novas questões, a legislação fiscal brasileira está em constante transformação. Não acompanhar essas mudanças da lei traz dificuldades para cumprir tudo isso. O resultado? Um cuidado fiscal desatualizado e que não compreende as novas regras e valores previstos.

Como evitar esses problemas fiscais?

Agora que você já sabe quais são os principais, o truque é aumentar a atenção e reforçar o cuidado nesse sentido. Para escolher o melhor regime, por exemplo, um planejamento tributário vai ajudar a empresa a economizar e a se tornar competitiva. Já a criação de um calendário evita a perda de prazos.

Para que todo esse cuidado seja simplificado, a atuação de um contador também é indispensável. Esse é o profissional que tem todo o preparo necessário para dar conta das obrigações fiscais, das declarações e dos pagamentos exigidos.

E já que o papel desse profissional é tão importante, entre em contato conosco para te ajudarmos!

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!