Primeiramente, você sabe o que é um planejamento societário?
O planejamento societário é um procedimento realizado entre o período após a concepção da ideia de negócio e antes do efetivo registro nos órgãos competentes.
Em outras palavras, é um pré-projeto de abertura da empresa, onde estarão descritas uma série de normas, responsabilidades e ações que devem ser tomadas antes do efetivo início das operações do negócio.
Com este artigo, você vai compreender a importância desse procedimento no âmbito empresarial. Continue lendo.
Critérios básicos que devem existir no planejamento societário
- Definição das responsabilidades de cada sócio;
- Fixação do valor do capital social;
- Escolha do tipo societário;
- Finalidade do negócio;
- Regras de administração e gestão;
- Emissão do contrato social.
É importante que as reuniões para a definição desses pontos sejam realizadas na presença de uma consultoria contábil e de um advogado que cuidarão das questões jurídicas e de registro.
Mas afinal, qual a importância desse planejamento?
O planejamento societário proporciona mais segurança às pessoas que fazem parte da empresa. Todas as modificações pretendidas no negócio devem ser estabelecidas previamente nele.
No entanto, esse método vai muito além de um documento contendo procedimentos legais e contábeis a serem executados por cada um dos sócios de uma empresa. Sua finalidade ultrapassa os limites da convencional burocracia existente.
Ele é um ato que visa, principalmente, a proteção dos sócios de uma empresa quanto à integridade do seu patrimônio e finanças pessoais. Além disso, é uma excelente ferramenta no combate de conflitos – algo muito comum em empresas que não realizam esse procedimento.
O planejamento societário do seu negócio deve abranger todas as possibilidades de objeção que uma pessoa pode ter e apresentar a solução ideal e justa a ela. Assim, todos os membros da sociedade poderão se manifestar perante quaisquer assuntos, respeitando o que foi estabelecido e determinado no planejamento societário da empresa.