No mês da mulher, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, anunciou um programa de crédito exclusivo para as empreendedoras da região.
Dados da escola de negócios Startse apontam que, em 2019, as mulheres comandavam 49% das startups inscritas no InovAtiva Brasil, um hub especializado nesse tipo de negócio.
Um estudo anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora mostra que, apesar da crise em decorrência da pandemia, 2020 fechou com um crescimento de 40% no empreendedorismo brasileiro feminino.
No entanto, apesar do crescimento da abertura de empresas lideradas por mulheres, todas foram surpreendidas pela pandemia e muitas delas sofreram os seus impactos.
Uma matéria do Globo traz um estudo mostrando que mais de 80% dessas empresárias precisaram fechar seus estabelecimentos ou funcionaram parcialmente durante os períodos de isolamento social, o que prejudicou de forma significativa os seus resultados.
Para ajudar nos desafios que ainda são enfrentados e incentivar mulheres empresárias o BRDE lançou recentemente um programa de crédito exclusivo para elas. Saiba como conseguir esse recurso lendo nosso post.
Empreendedorismo no Rio Grande do Sul
O Mapa de Empresas disponibilizado pelo Ministério da Economia mostra que no Brasil atualmente existem 19.353.877 negócios ativos.
Em relação ao Rio Grande do Sul, o documento mostra que:
- o estado possui nesse momento 1.278.874 de empresas ativas,
- em 2020 foram abertos 202.455 novos empreendimentos,
- 74.358 empresas foram extintas no ano passado.
Somente em fevereiro de 2021 foram abertos 19.357 novos negócios nos mais diversos segmentos no estado gaúcho.
Na cidade de Santa Maria nasceram 504 novas empresas.
Muitas delas são lideradas por mulheres.
Programa de crédito para incentivar o empreendedorismo feminino
O Programa BRDE Empreendedoras do Sul foi anunciado no final de março e já está disponível para as interessadas.
Ele visa promover recursos em forma de financiamento para novos investimentos e capital de giro atendendo as interessadas que atuam nos três estados do sul:
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- Paraná.
Quem pode solicitar o crédito?
Podem solicitar os recursos oferecidos pelo programa de crédito empresas de diferentes portes, inclusive as micro e pequenas.
Os critérios para solicitação são:
- ser pessoa jurídica,
- possuir uma receita operacional bruta de no máximo R$ 90 milhões no ano anterior à solicitação,
- no mínimo metade do capital social da empresa deve ser constituído de sócias mulheres.
De acordo com o BRDE, as produtoras rurais podem ter acesso às linhas repassadas por meio da parceria com o Plano Safra.
Já as MEIs, microempreendedoras individuais, e pessoas físicas poderão ser beneficiadas através de parcerias do banco com outras instituições que atuam em programas de microcrédito.
Como funciona o financiamento do programa de crédito para mulheres?
O programa de crédito visa auxiliar as empresárias para que consigam reequilibrar suas finanças.
Como já dissemos, os recursos podem ser utilizados tanto para novos investimentos ou usados como capital de giro.
No caso do financiamento ser solicitado para gerar capital de giro, o valor dele está limitado em 20% do total do faturamento bruto registrado pela empresa no ano anterior ao pedido.
Caso o recurso seja destinado para investimento fixo, não há limite de crédito.
O valor possível do financiamento será definido a partir da análise do projeto apresentado e das condições de pagamentos, que serão avaliadas pelo banco.
Nesse caso os recursos podem ser usados para investimentos a longo prazo como:
- modernização e inovação do negócio,
- ampliação no ramo de atividade,
- construção ou reformas,
- compra de equipamentos e maquinários.
Agora que você conheceu o programa de crédito para mulheres, se precisar de ajuda para solicitá-lo conte com a Analise.Pro. Nossa satisfação é contribuir para o seu sucesso!
Redes sociais:
Texto:
O BRDE disponibilizou um programa de crédito para mulheres que visa incentivar e auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino afetado pela crise devido à pandemia.
Os recursos já estão disponibilizados em forma de financiamento e os valores poderão ser usados para novos investimentos ou para capital de giro. 🤑
Ele visa atender empresárias dos três estados do sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Negócios de todos os segmentos e diferentes portes, inclusive micros e pequenas empresas podem solicitar os recursos desde que tenham tido uma renda operacional bruta de até R$ 90 milhões no ano anterior ao pedido.
Outro critério é que em caso de sociedade, no mínimo, metade do capital social da empresa deve ser constituído de sócias mulheres. 💁♀️
Produtoras rurais podem ter acesso às linhas repassadas por meio da parceria com o Plano Safra.
MEIs, microempreendedoras individuais, e pessoas físicas também poderão ser beneficiadas através de parcerias do banco com outras instituições que atuam em programas de microcrédito. 😊
Se você precisar de ajuda para se inserir no programa de crédito para mulheres, a Analise.Pro está a disposição para ajudá-la.
💻 https://analisepro.com.br
📞 (55) 3219-1782
📧 contato@analisepro.com.br
📍 Rua Prof. Heitor da Graça Fernandes, 621, Camobi – Santa Maria/RS
#analisepro #empreendedorismofeminino #empreendedoras #mulherempreendedora #programadecredito #creditoparamulheres #creditoparaempreendedoras
Texto na imagem: BRDE disponibiliza programa de crédito para mulheres empreendedoras
Imagem: uma mulher feliz fazendo cálculos ou analisando dados