Toda organização, independentemente do seu porte ou objetivo, precisa investir em um controle financeiro empresarial de qualidade.
Grandes corporações faliram por falta de cuidado com as contas e acreditando que um restabelecimento natural ocorreria a partir da normalização de determinada situação.
Médias e pequenas empresas sofrem com sérios problemas financeiros em função da falta de gestão empresarial e de controle das contas.
Não há como gerir qualquer negócio sem saber o que está acontecendo em relação à entrada e saída de recursos da empresa.
Antecipar soluções para que problemas não ocorram bem como identificar o momento certo para investir só se torna possível se a empresa adotar um efetivo controle financeiro empresarial.
Nesse post abordamos esse assunto. Continue lendo e saiba mais!
O que é controle financeiro empresarial?
O controle financeiro empresarial é um conjunto de práticas estabelecidas para um perfeito acompanhamento de todas as entradas e saídas de recursos da empresa, possibilitando ações em tempo hábil para evitar problemas e definir prioridades.
Controlar as finanças permite que a empresa trabalhe sempre a frente de possíveis problemas e possa tomar decisões com alto índice de acerto em relação a investimentos e aquisições no aspecto financeiro.
Por que o controle financeiro empresarial é imprescindível?
O controle financeiro precisa fazer parte do cotidiano de toda empresa, pois, é através dele que o empreendimento consegue se organizar.
Para que a empresa conheça a sua situação financeira é necessário que exista um controle detalhado das contas.
Além disso, investimentos devem ser realizados a partir de uma verificação das possibilidades no aumento das despesas se comparado as receitas previstas.
Novamente chega-se a conclusão da necessidade de uma ferramenta de controle.
Adoção de um fluxo de caixa para o controle financeiro
As ferramentas utilizadas para a realização do controle financeiro empresarial precisam ser atualizadas a cada movimento, ou seja, o dinamismo e as mudanças são constantes.
Para isso é fundamental a adoção de um controle de fluxo de caixa, uma das principais ferramentas da área, que se bem desenvolvido apresenta a realidade atual da situação financeira da empresa.
O fluxo de caixa toma por base as seguintes informações e movimentações:
- contas a pagar,
- contas a receber,
- registro de caixa das entradas e saídas,
- controle bancário,
- controle de estoque.
Quais as informações obtidas através dos controles?
A partir de informações confiáveis o administrador consegue gerir o negócio sabendo exatamente qual a situação financeira da empresa.
Isso é fundamental para que possa tomar decisões corretas e possibilitar o crescimento da operação.
A partir desses dados o gestor consegue:
- controlar o capital,
- prever o excesso ou falta de recursos financeiros,
- viabilizar projetos e investimentos,
- localizar períodos difíceis e antecipar soluções,
- identificar erros ou desvios de recursos,
- utilizar de forma racional os recursos financeiros existentes.
Como fazer o controle financeiro empresarial?
Para poder trabalhar com informações confiáveis e realizar um controle financeiro empresarial que leve a empresa ao sucesso é necessário:
- controlar as receitas e despesas da empresa em tempo real,
- avaliar as despesas e eliminar as que não trazem retorno ao negócio,
- buscar alternativas para adiantar recebimentos e postergar pagamentos,
- antecipar promoções e campanhas evitando problemas no fluxo de caixa,
- identificar o melhor momento para a realização de investimentos.
Contrate especialistas em controle financeiro
Se você tem dificuldades com esse assunto, ou quer garantir que todos os números sejam corretos, contrate uma empresa especializada para ajudá-lo.
Um trabalho realizado por profissionais externos ao negócio apresenta resultados positivos com relação à organização e cuidados com o controle financeiro da sua empresa.
Se você deseja mais informações a respeito contate a Analise.Pro, uma empresa de assessoria que ajudará o seu negócio a desenvolver um controle financeiro empresarial de qualidade.