A contabilidade rural possui detalhes que a diferencia do ramo contábil de outras empresas com relação ao tratamento dos dados, à apresentação das informações para os gestores do empreendimento, e ao cumprimento da legislação pertinente.
Essa área da contabilidade é voltada a empresas que atuam nos seguintes segmentos:
- agrícola,
- agroindustrial,
- agropecuário,
- zootécnico.
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o censo agropecuário de 2017 mostrou que o Brasil possui mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais.
Todos esses empreendimentos precisam prestar contas ao governo e necessitam dos trabalhos contábeis para atenderem às normas e leis estabelecidas.
Neste post, apresentamos o que é contabilidade rural e quais os benefícios que oferece aos empreendedores desse segmento. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Os empreendimentos rurais
Os empreendimentos rurais têm características únicas, pois possuem instabilidades e riscos superiores a outras áreas.
O meio rural depende de fatores que fogem ao controle do empreendedor, tais como:
- clima,
- mercado,
- preços dos insumos,
- preço de venda da produção.
O sucesso da operação depende da natureza e da economia mundial, onde crises internacionais, envolvendo o mercado ou a política, podem criar oportunidades de negócios ou derrubar os preços de vendas dos produtos.
A legislação
No Brasil, existem leis específicas para o meio rural relacionadas à tributação e prestação de contas das empresas. São elas:
Para atender às leis, é preciso o envolvimento de profissionais de contabilidade que conheçam e saibam o que fazer, orientando os melhores caminhos para esses empreendimentos.
Entre as particularidades do segmento, as informações contábeis precisam atender:
Atividades de criação animais
As empresas que atuam na criação de animais precisam controlar sistematicamente as seguintes situações:
- estoque de animais,
- nascimentos de animais,
- mortes de animais,
- custos.
Outras práticas rurais
Em práticas que não envolvem animais de forma direta, a contabilidade rural deverá considerar as seguintes informações:
- custos indiretos,
- despesas pré-operacionais,
- receita operacional,
- avaliação dos bens,
- estoque dos produtos agrícolas,
- despesa operacional,
- ativo permanente imobilizado,
- imobilizados,
- ativos da empresa,
- ativo circulante.
Plano de contas
O plano de contas das empresas voltadas ao segmento rural também precisa apresentar particularidades, onde precisam ser destacados:
- culturas permanentes,
- culturas temporárias,
- imóveis da fazenda,
- imóveis para residência de funcionários,
- estoques de sementes,
- rebanhos.
Benefícios obtidos com a contabilidade rural
A contabilidade rural, muito mais do que atender às obrigações fiscais e legais, possibilita aos empreendedores uma visão apurada a respeito da empresa.
A partir dos levantamentos e lançamentos realizados, é possível uma análise criteriosa para a localização de pontos fracos do negócio, que podem ser trabalhados a partir de ações e recomendações contábeis a respeito.
O planejamento e a adoção de estratégias, quando apoiadas por informações confiáveis, modificam a caminhada da empresa, eliminando os problemas e desenvolvendo ações que possibilitem o alcance dos resultados desejados.
No entanto, é preciso contar com especialistas no assunto que possam colaborar e apresentar a situação real e atual do empreendimento, além de soluções para os problemas e estratégias fiscais e operacionais para a diminuição dos custos e aumento da receita.
Se sua empresa atua nesse segmento e não conta com uma contabilidade rural de qualidade, contate a Analise.Pro e conheça a estrutura e possibilidades existentes para que o seu empreendimento obtenha sucesso nessa operação.