As empresas sustentáveis têm crescido ao redor no mundo e isso acontece porque o consumidor tornou-se mais consciente e busca soluções inteligentes tanto para o meio ambiente como para a sociedade.
Hoje, grandes marcas internacionais como Nestlé, Samsung e a brasileira Natura estão entre as tops nesse quesito.
Mas não são apenas as corporações famosas que investem em ações socioambientais, a realidade é que há um forte e rápido crescimento desse mercado no Brasil.
A razão disso é que o mercado consumidor também está em ascensão.
Saiba se de fato essas instituições geram lucros lendo nosso post.
O que são empresas sustentáveis?
Empresas sustentáveis são aquelas que se ajustam e trabalham para:
- produzir sem degradar o meio ambiente,
- não causar danos à sociedade em que está inserida,
- contribuir com o desenvolvimento da humanidade.
Dessa forma, a sustentabilidade empresarial é baseada em um conjunto de ações conscientes da gestão que possibilitam o crescimento econômico da organização, o respeito à natureza e à sociedade, como um todo.
Companhias de todos os portes e segmentos podem aderir a essa prática.
Empresas sustentáveis geram lucros?
A página Consumidor Moderno, de julho de 2020, traz uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre em que mostra que houve um crescimento de 55% por produtos sustentáveis na América Latina no período entre junho de 2019 e maio do ano subsequente.
De acordo com os dados, somente no Brasil foram 1,4 milhões de pessoas que compraram esses artigos no período citado.
Ainda segundo o Mercado Livre, a pandemia elevou o interesse e a procura por esses itens. A pesquisa aponta que:
- entre março e maio de 2020, o número de visitas nessa seção duplicou,
- o número de compradores cresceu 100%,
- aumentou em 130% o índice de novos compradores.
Ainda em relação ao consumidor é, importante informar que um estudo realizado pela Universidade Harvard e publicado na Harvard Business Review concluiu que consumidores americanos se recusam a comprar de empreendimentos não sustentáveis.
Essa publicação também informa que durante o tempo de pesquisa, as empresas sustentáveis deram muito mais lucro do que aquelas que não eram.
Como uma empresa sustentável pode gerar mais lucros?
A sustentabilidade empresarial engloba três importantes pilares: econômico, ambiental e social.
Pequenas e médias organizações também podem investir nessa categoria de ação.
Um exemplo disso é a Campo Largo. Ela é considerada uma marca saudável que produz suas bebidas a partir de práticas sustentáveis.
A matéria-prima para produção dos sucos e vinhos provém da agricultura familiar da região da Serra Gaúcha, gerando renda para mais de duas mil famílias.
Todas as sobras das frutas que são usadas na produção de vinhos e sucos passam por um processo de compostagem e co-processamento para, dessa forma, virar adubo e alimento para os animais.
Suas embalagens também são certificadas pelas eureciclo, organização que comprova a compensação ambiental das mesmas.
Além disso, a marca destina uma parte das suas vendas para cooperativas de reciclagem.
O lucro vem exatamente pelo conjunto dessas ações que a tornam referência na sociedade em que está inserida, na preservação do meio ambiente e na transparência das atitudes.
Isso impacta de forma positiva os colaboradores, a produtividade e a economia de recursos utilizados.
Além de gerar destaque no mercado, atrair novos parceiros e sempre conquistar mais consumidores.
Agora que você sabe que empresas sustentáveis geram lucros, se estiver precisando de ajuda para transformar a sua gestão, conte com a Analise.Pro.