Nem sempre os negócios ocorrem no momento desejado e às vezes o fluxo de caixa fica comprometido em função do desencontro entre despesas e rendimentos. A antecipação de recebíveis é uma maneira inteligente de resolver essa situação.
Essa modalidade de adiantamento de receita é bastante utilizada pelas empresas nos momentos em que as “contas a pagar” comprometem o fluxo de caixa e a empresa não deseja realizar um empréstimo ou utilizar seus limites de crédito para cumprir com suas obrigações.
Isto é, quando o planejamento financeiro não corresponde com a realidade e se faz necessário buscar uma alternativa para o equilíbrio do caixa.
Neste post apresentamos a antecipação de recebíveis, além dos cuidados e vantagens que essa operação oferece. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é um processo no qual os créditos previstos para determinada data são adiantados por uma instituição financeira mediante o pagamento de juros.
Supondo que sua empresa tenha realizado vendas e que a data de recebimento esteja prevista para 30 dias, é possível adiantar esse valor negociando com instituições que oferecem esse tipo de solução.
Para isso, sua empresa precisará disponibilizar para a instituição financeira:
- boletos transformados em duplicatas,
- duplicatas,
- cheques pré-datados,
- valores recebidos por cartão de crédito.
Procedimentos para a antecipação de recebíveis
O primeiro passo para efetuar uma operação de antecipação de recebíveis é localizar as instituições que oferecem esse produto. Normalmente são:
- bancos,
- fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDCs),
- factorings.
Essas instituições compram os títulos que sua empresa possui, descontando as taxas e remuneração prevista na operação, disponibilizando o dinheiro ao seu empreendimento.
Os títulos passam, a partir dessa operação, a pertencer à instituição financeira que realizou a operação e quando pagos pelos clientes, os valores serão integralmente depositados na conta dessas empresas.
No entanto, nem todos os títulos são aceitos pelas operadoras, uma vez que é realizada uma análise de crédito de cada cliente da operação e, se não aprovado, o título será devolvido para sua empresa.
Outro fato importante é que caso o seu cliente não pague o título na data prevista, a responsabilidade pela dívida é de sua empresa.
Antecipação de recebíveis e empréstimos são as mesmas coisas?
A antecipação de recebíveis é uma modalidade diferente dos empréstimos.
Enquanto em um empréstimo a avaliação de crédito é realizada somente sobre a sua empresa, na antecipação também são analisados os cadastros e situação financeira dos clientes que constam nos títulos.
Além disso, por tratar-se de tipos diferentes, em que o retorno dos valores ocorrem em tempos menores nas operações de antecipação, as taxas de juros são normalmente menores do que as praticadas nos empréstimos.
Portanto, é comum que essa categoria seja uma operação mais vantajosa do que o empréstimo, no entanto, vale sempre conferir taxas e condições oferecidas pelas instituições financeiras.
Quando é vantajosa a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis não deve se transformar em uma prática recorrente da sua empresa, pois você terá sempre que dividir a lucratividade da sua operação com a instituição que lhe adiantará os valores.
É uma excelente opção nos momentos em que faltar capital de giro, porém deve-se lembrar que o título que estaria previsto como uma entrada de dinheiro em data futura deixa de existir.
Logo, tenha em mãos essa possibilidade, mas muito cuidado com o planejamento financeiro, evitando complicações futuras em função do desequilíbrio das contas.
Se você ainda deseja maiores detalhes sobre a antecipação de recebíveis, contate a Analise.Pro, uma empresa especializada em assessoria e consultoria que pode lhe ajudar a encontrar as melhores alternativas para a área financeira do seu negócio!