O que é e como funciona a conciliação bancária?

Sua empresa realiza diariamente a conciliação bancária? Conferir as entradas e saídas das contas bancárias é fundamental para que sua empresa tenha certeza que as operações financeiras estão sendo realizadas conforme o previsto.

Segundo o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 50% dessa categoria de empreendimento fecha a sua operação antes de completar 4 anos.

Um dos principais motivos está na falta de acompanhamento das finanças.

A verificação diária de toda a movimentação financeira é fundamental para o sucesso de qualquer organização, onde, além de verificar se as operações ocorreram sem problemas, evitam-se erros operacionais, taxas cobradas indevidamente e consegue-se trabalhar dentro de um planejamento estratégico.

Para estar preparado para possíveis dificuldades, é preciso que a conciliação bancária seja realizada, verificando os valores e mantendo sempre atualizados os saldos. Para saber mais a respeito, continue lendo nosso post e confira!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária consiste na comparação dos lançamentos realizados nas contas correntes da sua empresa com as entradas e saídas previstas nos controles da área financeira.

O objetivo é verificar se as previsões de contas a receber aconteceram e se os pagamentos programados foram realizados.

A partir desse controle, fica fácil identificar possíveis erros e providenciar os ajustes necessários, o que evita transtornos e cobranças futuras.

Por que fazer a conciliação?

Fazer diariamente a conciliação bancária permite que você saiba o quanto possui de saldo nas contas da sua empresa e possa trabalhar preservando a saúde financeira do seu negócio.

A partir dessa informação é possível tomar decisões importantes para evitar o uso do limite de crédito dos bancos e negociar com fornecedores a prorrogação de pagamentos. 

Outra possibilidade para evitar ficar no “vermelho” é oferecer descontos pela antecipação dos recebíveis junto aos seus clientes ou a instituições que ofereçam essa possibilidade.

Muitos empreendedores, por não darem atenção a essa etapa do controle financeiro, acabam utilizando o cheque especial, pagando juros exorbitantes e comprometendo a operação da sua empresa.

É ainda a partir da conciliação que o fluxo de caixa da empresa passa a funcionar, pois, você passa a conhecer as previsões de entradas e saídas da operação, o que colabora para uma gestão de qualidade.

A partir da percepção dos gastos diários, muitos deles serão repensados, afinal, esse controle permite que você saiba exatamente para onde está sendo destinadas às entradas dos valores gerados pelo seu negócio.

Ter um fluxo de caixa adequado é garantia de saber para onde está indo o seu dinheiro e de onde ele está vindo.

Como se faz a conciliação bancária?

A conciliação bancária pode ser feita manualmente, o que exige muita atenção e o uso de uma planilha para facilitar os controles, ou por meio de algum sistema que possibilite a integração com os bancos e faça as atualizações de forma automática.

Independentemente do método a ser utilizado, deve-se desenvolver as seguintes ações:

  • registre o saldo das contas bancárias de forma individual,
  • lance todos os pagamentos que serão realizados no dia e os previstos,
  • lance as previsões de entradas de valores,
  • calcule o saldo previsto para o final do dia,
  • ao final do dia, confirme as movimentações previstas e o saldo de cada uma das contas.

Após essa análise, caso os números não estejam batendo, identifique as movimentações que não ocorreram, ou seja, clientes que não pagaram os boletos de cobrança, pagamentos previstos que não foram realizados e outras movimentações ocorridas como, taxas e tarifas bancárias que não foram registradas previamente.

Como se observa, não é difícil realizar essa tarefa, bastando para isso organização e disciplina. 
Agora que você já entende o que é e como funciona a conciliação bancária, conte com o apoio de especialistas, contate a Analise.Pro, conheça nossa estrutura e nossos serviços!

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!