A sigla ROI significa, em inglês, Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento.
Trata-se de uma métrica financeira que apresenta a relação entre o dinheiro ganho e o aplicado em determinado investimento.
Acompanhar as métricas importantes para o seu negócio possibilita a avaliação de desempenho de todas as ações passíveis de medição em seu empreendimento.
Nesse caso, o objetivo é saber qual o resultado obtido em termos financeiros a partir dos investimentos realizados, facilitando a tomada de decisão e possibilitando informações a respeito da lucratividade de cada ação.
Além disso, essa métrica também apresenta quais foram as estratégias e ações que apresentaram melhores resultados, portanto, pode ser utilizada para decidir sobre onde aplicar o dinheiro, como também para correções dos investimentos realizados e otimização de campanhas de marketing.
Para ajudar sua empresa a acompanhar esse indicador, vamos mostrar como calculá-lo corretamente. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é e para que serve o ROI?
O ROI, como já mencionado, é uma métrica financeira que deve ser utilizada pelas empresas que desejam conhecer a realidade do seu empreendimento a respeito de investimentos que são realizados.
Ele demonstra se a realização de determinado investimento, como, por exemplo, uma ação de marketing, possibilitou o aumento do faturamento e dos resultados.
Após a coleta inicial dos dados, o ROI também permite provisionar quais resultados serão alcançados e em quanto tempo determinado investimento se pagará, ano contexto da implantação de um novo equipamento na área produtiva.
O Retorno sobre o Investimento pode e deve ser medido em qualquer ação que envolva capital investido.
Como calcular
Calcular o ROI é simples e fácil.
É só aplicar a seguinte fórmula:
ROI = valor do lucro – valor do investimento / valor do investimento
Suponha, por exemplo, que um empreendimento comercial tenha realizado um investimento para atrair clientes, oferecendo atrações e brindes em determinada data e deseja saber qual o retorno financeiro obtido com a promoção.
Para facilitar, vamos supor que essa empresa investiu R$ 5 mil na contratação dos brindes e atrações e que a lucratividade tenha sido de R$ 7 mil. Aplicando a fórmula teremos:
ROI = R$ 7.000,00 – R$ 5.000,00 = R$ 2.000,00
Divide-se, então, os R$ 2 mil pelo valor do investimento, ou seja:
ROI = R$ 2.000,00 / R$ 5.000,00 = 0,4
Multiplicando-se o resultado por 100, para chegar ao número percentual, você terá a porcentagem de retorno conquistada com a promoção: 40%.
É importante lembrar que o ROI pode ser negativo nos casos onde o faturamento ou rentabilidade não seja maior que o valor investido.
Esse é um cenário comum nos primeiros meses de aquisição de maquinário ou outros equipamentos para a operação, bem como na expansão de equipe.
Utilizando o ROI a favor do seu negócio
Muitos empreendedores podem dizer que sabem qual é a lucratividade do seu empreendimento, no entanto, o ROI possibilita que comparações possam ser realizadas a partir das ações tomadas, permitindo a manutenção da saúde financeira da empresa.
O uso dessa métrica identifica os investimentos que trazem excelentes resultados para o negócio, bem como aqueles que pouco ou nada contribuem para a operação.
Com essa informação pode-se direcionar de maneira assertiva as ações e verbas.
Usando o ROI periodicamente
Utilizar a métrica de Retorno sobre o Investimento periodicamente ajuda sua empresa no acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
O uso constante e as avaliações das ações e investimentos realizados possibilitam uma visão a respeito do crescimento e sucesso do empreendimento, bem como apontam possíveis problemas que possam estar ocorrendo e que ainda não foram detectados pela empresa.
O histórico que se forma a partir da mensuração dos resultados é fundamental para a tomada de decisão futura, diminuindo substancialmente as chances de insucesso nos investimentos.
Agora que você já sabe o que é e como calcular o ROI, continue conosco e leia nosso post que apresenta a contabilidade gerencial, o que é e qual a sua importância!