Ter uma boa gestão de preços é imprescindível para que uma empresa possa alcançar seus objetivos e buscar o seu espaço no mercado.
Muitos empreendedores têm dificuldades em precificar seus produtos e serviços, onde a análise dos valores praticados pela concorrência é o único fator que acaba valendo para determinar o valor cobrado para o consumidor.
No entanto, dependendo dos custos operacionais do negócio, esses valores podem não estar condizentes com a necessidade, levando o empreendimento a situações difíceis em curto espaço de tempo.
Para a atribuição de valores das mercadorias, aspectos importantes precisam ser considerados, tais como:
- custos da operação,
- público-alvo,
- características e diferenciais,
- metas a serem atingidas,
- preço da concorrência.
Nesse post apresentamos a importância da gestão de preços para o seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é gestão de preços?
A gestão de preços é o gerenciamento dos valores que serão cobrados dos clientes nas vendas de produtos ou prestação dos serviços.
Gerir é administrar, sendo uma ação necessária e diária em muitas ocasiões, especialmente quando o mercado oscila e as condições exigem mudanças.
Em relação aos preços, é necessário avaliar criteriosamente como trabalhar esses números, uma vez que o mercado apresenta condições e situações diferenciadas nas diversas épocas do ano.
Os valores cobrados não podem estar abaixo dos custos da operação, gerando prejuízos, exceção feita a alguma estratégia específica para conquistar clientes.
São vários componentes que fazem parte do processo de precificação, portanto, gerir esse assunto é uma ação estratégica para o sucesso operacional.
Fazendo contas e chegando aos preços
O primeiro passo, conforme já mencionado, é o levantamento de custos e valores necessários para manter a empresa em funcionamento.
Todas as despesas precisam fazer parte desse levantamento, que mostrará o valor mínimo necessário em faturamento para que a operação seja viabilizada.
É comum que no início de um novo negócio a empresa tenha a necessidade de um aporte durante algum tempo, até que consiga se estruturar e se manter com os próprios recursos, portanto, é fundamental um planejamento financeiro considerando essa possibilidade.
O monitoramento dos preços da concorrência e do mercado é outra situação que precisa ser avaliada, uma vez que não pode ficar muito acima do praticado, mas também não pode estar muito abaixo do que outras empresas cobram, pois, isso pode gerar desconfiança no mercado.
A importância do público-alvo
A gestão de preços precisa considerar o público-alvo que será atendido, ou seja, os valores cobrados devem ser condizentes com o nível econômico das pessoas que frequentarão o seu estabelecimento.
Uma loja em shopping de um bairro mais caro, por exemplo, tem preços diferenciados dos comércios estabelecidos em locais populares, até porque os produtos e serviços oferecidos são mais sofisticados, atendendo públicos diferentes.
Portanto, é fundamental que os preços estejam compatíveis com o público que o seu negócio atende.
Preços x Resultados
Acompanhar os resultados e tomar decisões a partir do comportamento do mercado pode fazer com que os preços oscilem, dependendo da movimentação e do giro das mercadorias.
Isso significa que produtos de baixo giro precisam, em muitas ocasiões, de preços mais atrativos para não ficarem nas prateleiras, bem como mercadorias de alto giro podem sofrer ajustes para maior em função da procura.
O fato é que a gestão de preços exige constantes avaliações e deve sofrer manutenção de acordo com o comportamento do mercado.
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