Conheça os 4 principais tipos de notas fiscais!

A emissão de notas fiscais é obrigatória e tem por objetivo garantir que os impostos e taxas sejam calculados e recolhidos segundo o previsto em lei.

Através desses documentos o governo consegue controlar e avaliar se as empresas estão cumprindo com suas obrigações fiscais.

Além disso, servem como formalização no atendimento a um pedido, atendendo a fornecedores e consumidores e respaldando os seguintes controles:

  • compra e venda,
  • finanças,
  • serviços de garantia,
  • gerenciamento de estoques,
  • monitoramento de informações.

Através desse documento é possível a recuperação de informações que são fundamentais quando das dúvidas, facilitando todo o processo comercial e logístico.

Neste post apresentamos os 4 principais tipos de notas fiscais. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Definição de notas fiscais

Notas fiscais são documentos oficiais utilizados para comprovar uma transação comercial entre as partes, podendo envolver a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Todas as empresas precisam emitir esse documento quando realizam alguma atividade comercial, com exceção ao regime de tributação para MEI (microempreendedor individual), que fica isento nos casos em que a negociação foi realizada junto a pessoa física.

Quais os 4 principais tipos de notas fiscais?

Os 4 principais tipos de notas fiscais atendem e formalizam a maioria dos negócios realizados. São eles:

Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica, conhecida também como NF-e, é emitida quando a negociação foi realizada pela internet.

Registra e controla o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

O papel que acompanha o produto adquirido tem o nome de DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica e é utilizado para o transporte das mercadorias e avaliação da fiscalização.

A NF-e é remetida por e-mail para o comprador, daí então a caracterização do seu nome.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Também conhecida como NFS-e, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é emitida quando da realização de algum serviço.

O documento registra e controla os valores pagos para o ISS – Imposto sobre Serviços e serve como comprovante e formalização das tarefas realizadas.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Dentre as notas fiscais, a NFC-e é aquela que é emitida e entregue para os clientes quando das compras realizadas nas lojas físicas, substituindo o cupom fiscal e tendo os mesmos objetivos da NF-e com relação ao controle dos tributos.

Esse documento ainda está sendo implantado em muitos estados brasileiros, portanto, muitas lojas continuam apresentando como comprovante das compras o modelo antigo, ou seja, o cupom fiscal ou a nota emitida em papel.

No entanto, é apenas uma questão de tempo para que a NFC-e torne-se uma realidade em todo o país.

Conhecimento de Transporte Eletrônico

O Conhecimento de Transporte Eletrônico, conhecido como CT-e, é específico para a prestação de serviços de transporte de cargas.

Todas as transportadoras, independente do modal que atuem, precisam emitir esse documento quando as mercadorias serão remetidas a outros municípios.

Nos casos onde a entrega será feita na mesma cidade, o documento exigido é a NFS-e, já apresentada nesse post.

Como se observa os meios digitais vem a cada dia tomando espaço também na documentação que envolve o controle de impostos.

A partir dos dados transmitidos para as centrais de processamento de dados do governo, é possível monitorar e avaliar automaticamente os desencontros de informações, evitando a sonegação de impostos e facilitando a busca das empresas que ainda utilizam esse artifício.


Agora que você já conhece as 4 principais notas fiscais utilizadas no mercado, mas, ainda tem dúvidas sobre o assunto, contate a Analise.Pro, uma empresa especializada no assunto e que pode auxiliar o seu negócio!

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!